top of page

Pedagogia

Sistêmica

    A escola é um dos primeiros espaços de convivência social em que a criança se vê sem a proteção permanente dos pais, onde, portanto, ela precisa aprender a agir e a reagir movida por seus próprios instintos e decisões. A criança aprende a se responsabilizar por suas atitudes perante as figuras de autoridade e as iguais a ela própria. De certa forma, se vê em um ambiente semelhante ao da família, com adultos que se dedicam a cuidar dela, e crianças que agem como seus irmãos, mais velhos ou menores.

    A escola é assim um espaço social, onde diferenças convivem entre si e se exerce o poder e o respeito pela hierarquia. É um espaço propício ao surgimento de conflitos. Dada a complexidade e conectividade entre seus membros, é considerada um sistema, ou melhor, um sistema escolar.

    Participam deste sistema as famílias das crianças e a equipe escolar, constituída pelo fundador da escola, diretor, coordenador pedagógico, professores, auxiliares pedagógicos e corpo administrativo. A escola se coloca a serviço da família e da sociedade. Tem a missão de socializar e preparar cidadãos para o pleno desempenho social e futuro profissional. Do resultado de seu trabalho, teremos uma sociedade mais humana, fraterna e solidária.

    O método pedagógico escolhido pela escola para formar e educar as crianças, adolescentes, jovens e adultos, diz muito do que ela pretende entregar à sociedade como resultado de seu trabalho.

    A abordagem sistêmica não quer substituir ou sobrepor a nenhuma metodologia, ela quer ser um novo olhar, ou uma nova postura, que permita chegar a uma resposta de forma mais efetiva e duradoura, em trabalho individual e/ou coletivo, conforme decisão dos pais.

    O mediador escolar está qualificado para atuar nas demandas provenientes deste sistema, quer seja decorrente do método pedagógico, quer seja das relações estabelecidas em seus vários espaços.

logo_montefusco_VERTICAL TRANSPARENTE.pn

© 2016 por Instituto Montefusco.  

bottom of page